segunda-feira, 16 de setembro de 2013

“Grandes Personagens do Sertão: A história dos esquecidos pela história”. Lançado em Currais Novos.



Francisca Noélia de Oliveira, filha de Noel Pedro e de Maria Francisca Pedro de Oliveira. Nasceu no sítio Olho d’Água, município de Currais Novos, RN, onde viveu com seus pais e sete irmãos até os 25 anos. Estudou o curso primário em escolas da rede municipal. Fez o Artigo 99, Madureza ginasial e, o magistério cursou no Instituto Vivaldo Pereira, em Currais Novos. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UERN.
 Trabalhou em muitas escolas da rede municipal e estadual, Escola Sílvio Bezerra de Melo no Trangola; Escola de Nossa Senhora, Escola Capitão Mor Galvão, Escola Municipal Francisco Rosa, Castelo Branco, Salustiano Medeiros e Instituto Vivaldo Pereira.
Prestou serviços no 8º NURE, hoje 9ª DIRED e, Secretaria Municipal de Educação. Trabalhou na EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, com produtores rurais e suas famílias, onde ministrava palestras, cursos e seminários. Participou de inúmeros cursos na área de extensão rural.
Desde criança, gostava de escrever, cartas, poemas, frases e fazer músicas para seus alunos. Publicou suas poesias em folders e na revista Seridó. Seu único livro publicado é “Grandes Personagens do Sertão: A história dos esquecidos pela história”. Lançado em Currais Novos, pela Fundação José Bezerra Gomes e Prefeitura Municipal, em 12 de julho de 2013. Seu livro está ganhando o mundo: Japão, Tailândia, Portugal, Inglaterra e inúmeras capitais e cidades do Brasil. De suas escritas, 120 poemas de amor, foram extraviados e muitos outros perdidos. Sua maior paixão são seus filhos: Anna Paola de Oliveira, geógrafa e Paolo Américo de Oliveira, arquiteto. Ecologista por convicção Noélia ama livros, plantas e animais. Seu sonho é viver num mundo, mais justo, mais humano e preservado para as futuras gerações.

Nenhum comentário: