sábado, 10 de setembro de 2011

Comemorações alusivas ao aniversário do bairro ROCAS tem continuidade, ontem à tarde/noite desse dia 10/09 foi a vez do desfile das escolas do bairro e vejam que maravilha, o povo saiu todo às ruas, as ecritoras potiguares encheram o bairro de poesias elas eram encontradas em todos os cantos, a E. E. Izabel Gondim abriu uma ala para homenagear o projeto Difusão da Literatua Feminina Potiguar, as homenagens de ontem foram brilhantes, emocionantes, nós fizemos um viagem ao passado dos desfiles belíssimos. PARABÉNS aos organizadores


 O bairro Rocas é um dos mais antigos de Natal, mas até o momento não se tem registros exato da data de fundação ou da aproximada data de existência do bairro. O mesmo está localizado na Zona Leste de Natal entre 12 bairros dessa região são eles: Cidade Alta (Centro da Cidade) Petrópolis, Tirol, Lagoa Seca, Alecrim, Ribeira, Rocas, Barro Vermelho, Santos Reis, Praia do Meio, Areia Preta e Mãe Luíza. (Que eu os conheço muito bem enquanto assessora do IDE trabalhei com 27 escolas dessa região, o que para mim foi uma experiência inesquecível e impar, com certeza será eternizada em minha memória, esse pessoal é maravilhoso, adorei! Flauzineide)

A maioria das escolas da zona leste prestigiou o aniversário das Rocas.

 Homenagem ao grupo de dança Araruna do saudoso e querido Cornélio Campina que tem sede nas Rocas.

 Aqui nesta foto podemos ver as crianças da E. Municipal Henrique Castriciano e nossas escritoras que registraram tudo com suas lentes e flaches.

 Flauzineide e Ceição Maciel desfilaram com crianças.

 O artista plástico, cantor e trovador Pedro Grilo foi a pessoa escolhida para ser o mascote da ala do projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar, o mesmo aceitou com prazer, e chorou emocionado ao lembrar que há 60 anos atrás desfilou pela E. E. Izabel Gondim enquanto aluno.

 Drª Conceição Maciel que viajaria quinta feira de volta à Mossoró adia sua viagem para o sábado só para prestigiar o aniversário das Rocas através da E. E. Izabel Gondim, a mesma desfilou na ala das escritoras potiguares. Aqui posou ao lado da aluna que levava seu nome no peito, talvez uma futura escritora.

 Para a Drª Conceição Maciel, foi uma experiência impar caminhar com as crianças em meio a homenagem recebida.

 Esse projeto que há oito anos vem contando histórias dessas mulheres que escrevem e contam histórias do nosso RN.

 Aqui na ala das escitoras em meio às crianças, vem Avanir, a mais nova aquisição do projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar, logo estaremos apresentando a biografia e obra de Avanir.



 Escritora e poetisa Maria Antonia Bezerra também veio caminhar com a E. E. Izabel Gondim e registrou tudo. Ela nos contou que para ela foi uma tarde maravilhosa. 

 A escritora e poetisa Lúcia Helena Pereira vem sendo uma presença constante e significativa nas ações do projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar. Aqui em pose para registro com a aluna que levava ao peito o nome da escritora.

O bairro Rocas foi pequeno para comportar tanta gente, as famílias vieram caminhar com os filhos prestigiando-os, incentivando-os e cantando parabéns para o seu bairro querido. Para todo os lados que se olhava tinha gente, foi muito lindo, inesquecível!

Equipe da E. Municipal Santos Reis, pais e mães conduzindo garrafinhas de água para seus filhos foi simplesmente emocionante.

 Escritoras aguardando a passagem da esperada Escola Estadual Izabel Gondim ( me emocionei lá no momento e aqui agora postando a matéria dei uma paradinha para enxugar as lágrimas de emoção, de verdade gente é muito emocionante esse nosso trabalho, essa vivência das escritoras com os alunos, a constante presença das mesmas que se despreendem de seus afazeres e da família e prontamente aceitam com prazer todos os nossos convites, e participam, as escolas que nos convidam, isso tudo é muito maravilhoso.)

 Presença da E. M. Santos Reis.

 Mais um registro das escritoras aguardando a passagem da E. E. Izabel Gondim para entrarem na ala do projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar, bem no cantinho direito da foto encontramos Vovó AVLIS que assistiu a tudo do começo ao fim bem bonitinha.
Algumas das escritoras presentes: Socorro Evangelista, Zelma Furtado, Geralada Efigênia e na fila de trás, Leda Marinho, Gilda Avelino e Ceição Maciel.

 

 Agora sim, elas entraram em meio às crianças e participaram do desfile. Aqui registramos as presenças da  Presidente da Academia Feminina de Letras/RN, Escritora Zelma Furtado e a poetisa, artista plástica e professora da UFRN, Socorro Evangelista que aplaudiam às crianças.

 Chegou a esperada Escola IZABEL GODIM que foi recebida com os aplausos e sorrisos das escritoras que buscavam encontrar os seus nomes entre tantos que faziam parte da ala do projeto Difusão da Literatura Feminin Potiguar.

Eis aqui a tão esperada ala, valeu à pena esperar pois ela chegou feito um buquê de crianças representando e homenageando nossas escritoras potiguares.

A cordelista Avanir, mais nova partícipe do projeto desfilou em em meio às crianças.

O nosso mascote, artista Pedro Grilo que desfila conosco pela 2ª vez, a primeira foi na E. E. Berilo Wanderley em 2009, foi nessa escola muito querida para mim onde trabalhei seis anos e tive total apoio da diretora Mirtes e de toda equipe que originou-se o projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar em 2003.


***

AS COMEMORAÇÕES CONTINUARAM E FORAM ENCERRADAS COM UM CAFÉ LITERÁRIO OFERECIDO PELA ESCOLA NA SALA DE LEITURA ESCRITORA FLAUZINEIDE MOURA NA ESCOLA ESTADUAL IZABEL GONDIM, LOGO ESTAREI POSTANDO.

2 comentários:

ROSA FIRMO disse...

Minha cara Neidinha,
Quanta saudade!Que maravilha estarmos nos reencontrando na net.
Estes poderosos recursos são por demias favoráveis para aproximar pessoas que precisamos revê-las.

Tenho muita saudade de Natal.Da turma da SPVA. Quando estava saindo daí você retorna para SPVA fazendo um maravilhoso trabalho. Sou sua admiradora. Seus comentários no Blog emocionaram-me.
Bijos

Alzenir Araujo Santos disse...

Flauzineide, sinto um imendo amor por este bairro que me acolheu depois que me casei e pela Escola Estadual Izabel Gondim onde trabalho há vinte anos. Fico emocionada ao olhar estas fotos e observar quanta alegria e encantamento a leitura pode proporcionar às pessoas. Foi muito gratificante conhecer as novas escritoras, com as quais desejo estreitar "os laços literários" e rever as que eu já conhecia.
Muito obrigada a todos!
Alzenir Araujo Santos.