terça-feira, 23 de agosto de 2011

O primeiro livro de Moisés chamado GÊNESIS. Vamos compartilhar?

Capítulo 4- versículos 1 a 24



O nascimento de Caim e Abel


1- E conheceu Adão à Eva, esta concebeu
e deu à luz a Caim, e disse:
Alcancei do Senhor um homem.


2- E deu à luz mais a seu irmão
Abel; e Abel foi pastor de ovelhas,
e Caim foi lavrador da terra.


3- E aconteceu ao cabo de dias
que Caim trouxe do fruto da terra
uma oferta ao Senhor.


4- E Abel trouxe dos primogênitos
das sua ovelhas, e da sua gordura;
e atentou o Senhor para Abel e para
sua oferta.


5- Mas para Caim e para sua oferta
não atentou. E irou-se Caim forte-
mente, e descaiu-lhe o semblante..


6- E o Senhor disse a Caim:
Por que ti iraste? E por que
descaiu-lhe o teu semblante?


7- Se bem fizeres, não é certo
que serás aceito? E se não fizeres bem,
o pecado jaz à sua porte, e sobre ti
será o seu desejo, mas sobre ele
deves dominar


O primeiro homicídio


8- E falou Caim com o seu irmão
Abel; e sucedeu que estando eles no
campo, se levantou Caim contra o seu
irmão Abel, e o matou.


9- E disse o Senhor a Caim:
onde está o teu irmão Abel? E ele
disse: Não sei; sou eu guardador do
meu irmão?


10- E disse Deus: Que fizeste? A voz
do sangue do teu irmão clama a mim
desde a terra.


11- E agora maldito és tu desde a terra,
que abriu a sua boca da tua mão o
sangue do teu irmão.


12- Quando lavrares a terra não te dará
mais a tua força; fugitivo e vagabundo
serás na terra.


13- Então disse Caim ao Senhor:
E maior a minha maldade que a que
possa ser perdoada.


14- Eis que hoje me lanças da face
da terra, e da tua face me esconderei;
e serei um fugitivo e vagabundo na
terra, e será que todo aquele que
me achar, me matará.


15- O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto
qualquer que matar a Caim, sete vezes
será castigado. E pôs o Senhor um sinal
em Caim, para que o não o ferisse qualquer
que o achasse.


16- E saiu Caim de diante da face do Senhor,
e habitou na terra de Node, do lado
oriental do Éden.


17- E conheceu Caim a sua mulher, e ela
concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele
edificou uma cidade, e chamou o nome
da cidade conforme o nome de seu filho
Enoque;


18- E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou
a Meujael, e Meujael gerou a Matusael
e Matusael gerou a Lameque.


19- E tomou Lameque para si
duas mulheres;o nome de uma era Ada,
e o nome da outra era Zilá.


20- E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai
dos que habitam em tendas e têm gado.


21- E o nome do seu irmão era Jubal;
este foi o pai de todos os que tocam
harpa e órgão.


22- E Zilá também deu à luz a Tubalcaim;
mestre de toda obra de cobre e ferro;
e a irmã de Tubalcaim foi Noema.


23- E disse Lameque às suas mulheres
Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós mulheres
de Lameque, escutai as minhas palavras;
porque eu matei um homem por me
ferir e um jovem por me pisar.


24- Porque sete vezes Caim será castigado;
mas Lameque setenta vezes sete.





Nenhum comentário: