domingo, 31 de julho de 2011

Minha querida amiga Rita Rodrigues, autora do Hino de Angicos, compartilhou comigo esta homenagem a Dom Tavares e eu compartilho com vocês.

***************    ****************   ********************   ***********
**************
Tributo ao Sacerdote Dom Manoel Tavares de Araújo
Um ser humano de fé inabalável, espírito de sacrifício, de oração contínua, que gostava de rezar e não lhe era obrigação... Rezar fazia parte de sua vida!
Descrevendo um pouco a pessoa de um padre que se chamava “Manoel Tavares de Araújo” nasceu no dia 07/07/1912, a data de sua ordenação sacerdotal foi em 25/10/1936 . Quem era ele? Como era este Sacerdote?


Era um Jovem que chegou a Angicos no dia 17/02/1937, naquela época as coisas eram muito difíceis, crianças sem estudar a pobreza gritante. Ele iniciou seu trabalho na cidade visitando as famílias, inicialmente as mais carentes, de acordo com a necessidade encaminhava para matricular-se sendo menino, no “Educandário Padre Félix onde ele morava, e as meninas no Instituto Cônego Leão Fernandes, meninos e meninas das cidades circunvizinhas e zona rural vinham se matricular e ficavam internos, estudavam e trabalhavam no colégio, elas cuidavam das obrigações caseiras, aprendiam a bordar ponto cruz, bordado cheio, labirinto, crochê. Os meninos estudavam e ajudavam aos pedreiros a carregar tijolos, telhas para construção do Instituto, como também outras atividades.


O Instituto tinha como diretora a Srª Nazaré Paiva, como auxiliar a Srª Rita Lima, como professora a Srª Maria Machado, Leda, auxiliadora. Dom Tavares observava os alunos, mandava cortar o cabelo, dava fardas de cor branca para desfilar em datas comemorativas, calçados, alimentos, passeios com os alunos para conhecer o Pico do Cabugi, ensinando a todos o pão da palavra e o pão material.


Este sacerdote que prestou grandes serviços a comunidade carente, se doou, ou seja, se ocupava do trabalho aos pobres, palmilhou este chão com seu trabalho a cada dia, a cada hora, a cada minuto. Visitava os pais dos alunos para informar como estava o estudo dos mesmos, orientava na educação familiar, acolhia a todos, consumia sua vida pela boa nova, a palavra de Deus, desvelado defensor de Cristo, dos pequenos e humildes, um consagrado que sua vida era uma eterna doação, seu trabalho social relevante com os pobres, crianças, adolescentes e idosos; incansável trabalhava com amor, dava a vida por seus filhos adotivos aos quais era devotado.
Tinha uma personalidade forte, pelas responsabilidades que assumia, sabe Deus como tinha coragem para dar conta da missão, as irmães Carmelitas assumiram a direção do Instituto Cônego Leão dividindo assim um pouco de tanta responsabilidade. A caridade cobre uma multidão de pecados, se é que existiam estes em sua pessoa, cuidava bem das ovelhas, pastoreava e ensinava a palavra de Deus, distribuía cestas básicas aos idosos, doava sua vida para ajudar aos mais necessitados. “A melhor parte para Deus é servir de coração”. Partiu para o céu a chamado de Deus no dia 18/02/2006 dia da aliança de amor a Mãe e Rainha.


Eu, como ex-aluna que ele educou e plantou o amor de Deus e o ser católico de fé e verdade, sou eternamente grata a este meu pai herói, que ajudou a minha família, me educou e encaminhou para tudo que sou hoje. No céu ao lado de Jesus onde estás, ora por nós angicanos que tanto amastes, plantando semente, regando e por fim colhendo bons frutos!


Ninguém te ama como eu! Intercede por nós junto ao pai do céu, você que sempre foi o pai das crianças carente e dos idosos desamparados.


“Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus!
“Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”!

Descanse em Paz! Saudades!

Rita Rodrigues Palhares

**************  ****************  ******************  **************** ****************

Amiga querida, adorei ler este tributo, fiquei sabendo mais sobre este homem santo que todos que conviveram com ele aprenderam a ama-lo, eu o conheci pouco mas posso afirmar ele era um doce de pessoa, transbordava paz e serenidade.

Um grande abraço para você Rita, extensivo a toda família.

PS: Aguardo outros textos,

Neidinha

Nenhum comentário: