quarta-feira, 9 de março de 2011

Espaço para Daluzinha, muito interessante, emocionante, leia comigo...


Meus novos amigos.
O carnaval acabou... Estou aqui em plena quarta feira de cinzas, dando continuidade no que estive trabalhando por quase todos os momentos do reinado de Momo, ou seja o repertório da MINI MARATONA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS da DALUZINHA AVLIS, que será um dos eventos de nosso MARÇO MULHER.


Confesso a vocês amigos, que como a Daluzinha geralmente trabalha sempre com o lúdico, mesmo quando precisa repassar algum conteúdo mais denso, para suas crianças e adolescentes, ela o faz de maneira bem suave, mas diante deste novo desafio, tive de mergulhar em outras éguas, e me peguei , várias vezes, muitíssimo emocionada, e até entregue a copiosas lágrimas na montagem desse repertório que visa homenagear a TODAS as MULHERES, apresentando a "vida de algumas muitas", que sempre me encantaram com o exemplo de suas existências.


Estou primeiramente vindo aqui para agradecer a vocês, a oportunidade de fazer acontecer essa Mini Maratona, dentro deste evento lindo...Como Contadora de Histórias, preciso dividir com vocês, a que envolve o desejo de realizar esse momento...


Desde o dia que entre dormindo e acordada, recebi "uma mensagem que julgo ser divina" pois já há algum tempo pedia a Deus e a seus Anjos, que me mostrassem um outro caminho profissional, que não apenas complementasse minhas necessidades financeiras, que me proporcionasse o mesmo prazer que tenho ao desenvolver meu papel de técnica especialista em Vigilância Sanitária, e que ao mesmo tempo me tornasse um instrumento de alegria e solidariedade na vida das pessoas, e ♥ me vi sentada entre muitas crianças contando histórias ♥ corri em plena madrugada para o computador e começei a ler tudo que me chegava aos olhos, sobre esta arte milenar, e assim tem sido desde então.


Paralelamente fui construíndo meu figurino, cenários, acessórios etc... Com o imprescindível apoio de minha Mãe, a Vovó Avlis, já com 82 aninhos na época (fato que por certo caracteriza exploração de idosos!!! Oh meu Deus! E lá na Vigilância Sanitária sou técnica referência para as ILPI-Instituições de Longa Permanêcia para Idosos, rsrsrsrs...) trabalhamos juntas, intensamente por seis meses, e em dezembro de 2008 a Daluzinha nascia oficialmente lá na Casa da Ribeira, com traquejos de menina, mas com o coração de uma MULHER que tem plena consciência de sua responsabilidade social, no universo onde está inserida.


Desde seu primeiro momento de existência, a Daluzinha quis ser um intrumento na luta de reconstrução de um mundo melhor, tinha idéias que foram se cristalizando com sua trajetória, que acabou acontecendo cada vez mais de uma forma muiiiiiiiiiiiiiiiiito surpreendente, extrapolando o que ela havia imaginado que aconteceria, ou seja: que suas apresentações seriam restridas a salas de aulas, bibliotecas, livrarias ou afins, pois quis o destino, que seu primeiro convite após seu "nascimento oficial" ocorresse para sete apresentações em um evento internacional, seguido por um aniversário de quinze anos, ação global, caravanas ecológicas; atos literários; lançamentos de livros, participações em projetos, como Arca das Letras, Bosque Encena; PRO JOVEM; Água Viva( CAERN nas escolas), até que finalmente fincou suas raízes em salas de aulas, ONG, centros comunitários, hospitais,ilpis, etc... Criando um caledoscópio de momentos inesquecíveis...


Lendo um texto, sobre cadastramento de CONTADORES DE HISTÓRIAS, a Daluzinha ficou realmente impressionada ao descobrir que no estado de Santa Catarina, existem mais de quatro mil Contadores de Histórias! E vocês não imaginam como isto mexeu com nossas emoções! Surgiu aí neste momento uma necessidade gigantesca de conhecer a realidade potiguar sobre esta situação, desde então venho alimentando este incontido desejo.


Poderia relatar aqui os inúmeros benefícios que a Contação de Histórias pode agregar a vida de uma pessoa, muito especialmente a de uma criança, cientificamente já foi comprovado que esta atividade praticada através da oralidade ou da leitura, vai muito além de conquistar leitores, ampliar vocabulários, sarar feridas emocionais, despertar solidariedade... Pare um pouquinho agora, feche os olhos e vá até um momento de tua vida, onde você ouviu uma história, remexa teu interior e tente relembrar os sentimentos vivenciados ali...E muito provavelmente você será uma testemunha a mais, da importância da contação de histórias...


Criança que ouve sistematicamente histórias, "cresce muito mais segura emocionalmente e com maiores chances então, de ser alguém mais feliz", conclusão a que chegou não apenas a Daluzinha, e sim muitos países de primeiro mundo, reunidos em Paris há alguns anos atrás, para melhor compreender porque diante de um mundo cheio de oferta tecnológicas extremante sedutoras para os jovens, paralelamemte observa-se um resgate espontâneo da Contação de Histórias no mundo inteiro. Outros documentos vieram ao encontro do que a Daluzinha percebia desde e solidificaram o alicerce dos nossos mais secretos sonhos...


Na verdade existe uma ansia, que se expõe como Justificativa MAIOR da nossa MINI MARATONA:_ a Daluzinha quer e precisa realizar este especial momento... Por que? Ele será uma espécie de passaport para que ela possa chegar aos responsáveis pela Educação em nosso estado... Para que? A Daluzinha que iniciar o seu Projeto de Cadastrar nossos Contadores, e para isso PRECISA de PARCERIAS... E Depois? No próximo ano no DIA DO CONTADOR (justo no dia 20 de março:OBAAAAAAAAAAAAA no Mês do Março Mulher) estar com fé em Deus realizando uma ousadia maior, com meus pares: Uma MARATONA DE 24H CONTANDO HISTÓRIAS!!! Qual a finalidade disso tudo? Conseguir o apoio governamental para inserir na prática diária dos PROFESSORES a contação de histórias...Como? Os habilitando para que se sintam capazes de assumir, e reconhecer que já dominam com mestria, este instrumento educacional...E finalmente TODAS AS CRIANÇAS a partir de nosso estado exercitarem o direito, a mais este instrumento que as ajudem a praticar a ARTE DE SER FELIZ!


Conto com TODOS VOCÊS para me ajudarem a motivar o maior nº de pessoas possíveis a comparecerem em nossa MINI MARATONA, bem sei como é difícil mobilizar público para um evento, ainda mais em um dia útil, mas "preciso da energia amorosa dos amigos!" Isto será meu combustível...Preciso ainda de assinaturas, elas serão meu cartão de apresentação para nossos governantes.


Bjo no ♥


Daluzinha Avlis

Nenhum comentário: