quinta-feira, 4 de março de 2010

As homenagens de março vão para as poesias e as poetisas potiguares, a cada dia uma fará este espaço cheio de encantamento e letras. Hoje: Jania Souza

Recebendo homenagem da Escola Estadual Berilo Wanderley pelas mãos da aluna Neli.
Jania Maria Souza da Silva, adora trabalhar com crianças, jovens e adultos, por acreditar na construção de uma sociedade mais justa, solidária, participativa, igualitária numa cultura de paz, Potiguar, poeta, artista plástica, ativista cultural, pacifista, bancária da CAIXA, economista, contadora. Filiada à Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA/RN; APPERJ; Clube dos Escritores de Piracicaba/SP; Movimento Poetas Del Mundo por levantar a bandeira da Paz. Organizou 04 volumes da Antologia Literária SPVA/RN, onde exerce o cargo de Diretora de Eventos. Voluntária desde 1994 no projeto assistencial Fraldinha – Nivaldo Calixto Torres, promotor da construção de uma consciência cidadã participativa para crianças a partir dos 04 anos até jovens com mais de 20 anos, oriundos dos diferentes bairros da cidade do Natal/RN e de classes sócio econômicos diversas, beneficiadas através da prática das regras dos esportes futebol e xadrez, com palestras oficinas de teatro e reforço em inglês, português e matemática. Sócia atuante da ONG Moradia e Cidadania dos Funcionários da Caixa Econômica Federal. Foi Presidenta da COEDUC – Cooperativa Educacional do RN no biênio 2001/2002. Prêmio do Concurso de Literatura do Sindicato dos Bancários em 2006 com a obra Sonhos Roubados. Selecionada nos Concursos Gente de Talento, 2005 e 2006 da Caixa com as poesias Sussurro ao Ouvido (Meu Chão). Na contra Mão do Planeta. Participação em diversas coletâneas nacionais, dentre elas Komedi. D’Selchi; Perfil e Caderno Oficina da APPERJ;Novos Poetas Natalenses da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira – FUNCARTE; Fazendo Arte, volume 1 e II do Sindicato dos Bancários do RN em 1998 e 1999, selecionada e classificada com as poesias: Quem Sou!...(2º.), Terra Ressequida (3º);Esquecidos (2°). Participação em diversas exposições de artes visuais, sendo uma individual. Sua obra Paisagem Ribeirinha ilustrou a capa do terceiro volume da Antologia Literária SPVA/RN.

Retrato de Mulher
Catedral de fé e esperança (...) Mulher!
Sois coração superior à razão
Sois das batalhas estandarte da paz
Semeeira do jardim da tolerância
Sois andorinha serva do amor
Águia esplendorosa em desefa do ninho
Sois renda miçanga pão alecrim
Mágico mister de ternura e paixão
Cheiro de tarde, porta aberta aos sentidos
Aurora na canção de bom dia.
Eis frasco com preciosa fragrância
Sábias mãos na ordenha do mundo
Incenso ímpar de aromas mil
Secretos noturnos paridos no amor
Lábios em vestes de cetim e mel...
Sois rio manso, córrego, alicerce
Sois cria, criadoro; sois essência
Peito farto em aconchego, sois Mulher!
Jania Souza


Jania participativa...

Jania despreendida...

em recitação...

FÓRUM ÍNTIMO: segundo livro de poemas de Jania Souza, 120 páginas, edição da Editora Alcance/RS. Estilo livre sem a presilha de escolas literárias, mas com a liberdade de ousar conforme sua emoção e a recepção do público. O título originou-se do embate interior da autora com as alfinetadas do mundo externo, reunida em seu íntimo com seus Eu's para debate de tema específico a cada inspiração no labor da poesia. O livro divide-se em quatro blocos temáticos: Amor; Reflexão; Mulher; Geografia. Sua organização tem a assinatura do poeta, jornalista e editor Rossy Benyr, diretor da Editora Alcance.
MAGNÓLIA, A BESOURINHA PERFUMADA: em 24 páginas ilustradas discorre-se a historinha da alegre, solidária e sábia besourinho, que deseja estreitar laços de amizade para harmonizar a vida no Jardim de Magnólias, onde vive com seu Papai e Mamãe Besouro. Dentre todos seus amigos, apenas a Lagartixa Mafalda a inveja e torna constrangedora a relação. Magnólia, cheia de idéias, resolve acabar com essa divergência, para tanto decide promover uma grande festa para comemorar a amizade e a vida. É uma maravilhosa viagem no mundo do faz de conta, que permite a valorização das relações humanas. Fábula infantil em prosa para todas as idades. Editora Alcance/RS. Lançamento na 55a. Feira do Livro de Porto Alegre, às 19:30h, no dia 07/11, no estande da Ed. Alcance e no dia 23/11/09, às 19h, na Livraria Siciliano do Midway-Natal/Rn.
Mais sobre Jania aqui abaixo:

Nenhum comentário: