domingo, 27 de setembro de 2009

MEUS PARABÉNS AMIGA QUERIDA E MUITAS FELICIDADES!!! Lêda Marinho Varela é aniversariante do dia 28 de setembro.

Alguns momentos da poeta, escritora, contista, crônista e Presidente da Associação de Jornalista e Escritoras do BRASil-AJEB/RN

Libertação
Lêda Marinho Varela

Livra-me da aspereza da alma,
Do choro e do sítio da solidão.
Verte-me uma vida de luz e esperança,
Sem remorso, sem pecado e sem sombras.
Aponta-me o caminho onde haja mel suficiente
Para adoçar as minhas mágoas.
Mostra-me rostos adolescentes
Com mentes soltas ao vento
E alegrias efervescentes.
Deixa-me
Que estão na minha memória
Querendo fazer história.
Lêda recebendo homenagem da Escola Estadual Berilo Wanderley
pelas mãos da aluna Edna

Participando da XIV CIENTEC

Confraternização da Academia Feminina de Letras do RN

Confratenização da Associaçao de Jornalistas e Escritoras do Brasil-RN

Homenagem da AJEB à Flauzineide

Lêda preparando o requintado bufê em um dos encontros com as confreiras da AJEB-RN

Aquela foto que registra o encontro inesquecivel

Homenagem da AJEB à Ninita

Lêda em momento de recitação


Lêda Marinho Varela é natalense e libriana. Filha de Rubens Brandão de Paiva e Lourdes Marinho de Paiva. Dedicou-se à arte de escrever desde a adolescência, mas a sua trajetória pela cultura de nossa cidade se deu com a publicação de suas crônicas na Tribuna do Norte onde manteve uma coluna por mais de três anos. É graduada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com habilitação em Latim, Português,Francês Italiano e Espanhol e respectivas literaturas. Curso de Inglês pela Sociedade Cultural Brasil - Estados Unidos .Exerceu a função de Professora de Português, Latim e Inglês; Secretária Executiva da Prefeitura Municipal de Taipu-RN e Analista Judiciária no Tribunal regional do Trabalho da 13ª Região e da 21ª Região, por onde se aposentou. Com sete livros publicados: Vida e Memória- crônicas; Conflitos da Terceira Idade - reflexões; Intimidade - poesias; Canto de Saudade - crônicas; Poesias do Tempo - poesias; Elogio à Zila Mamede - um trabalho de pesquisa; Estação Poética, uma coletânea de poemas que nos revelam suas maiores emoções; E agora nos presenteia com Natal no Compasso do Meu Tempo - crônicas; tem participações em antologias da AJEB com diversas poesias e crônicas.É membro da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte e Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB-RN. Foi homenageada pela Câmara Municipal do Natal duas vezes, com os livros: Intimidade e Poesias do Tempo. Em junho de 2008, foi homenageada pelos alunos da Escola Estadual Berilo Wanderley, por ser uma das escritoras mais contempladas na leitura de seus textos, no Projeto: Difusão da Literatura Feminina Potiguar, que é coordenado pela Professora Flauzineide de Moura Machado.

Nenhum comentário: